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 Tudo que precisa para começar

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MensagemAssunto: Tudo que precisa para começar   Tudo que precisa para começar Icon_minitime5/8/2011, 10:53


Introdução

Bem vindo ao MonkeyBrasil! Nosso intuito aqui neste fórum é nos divertir criando jogos na plataforma Monkey. Mas o que é essa plataforma 'Monkey' ?
Monkey é uma nova linguagem de programação que permite que você crie aplicativos e jogos que rodarão em uma infinidade de plataformas de uma maneira simples e eficiente. Ou seja, você cria o seu jogo e o "exporta" para as várias plataformas. Veja:
IPad, IPhone, Android, XNA, HTML5, Flash, Linux etc

Obtendo o Monkey

Atualmente o Monkey possui uma versão Full que é paga e que pode exportar para vários formatos e uma versão demo que exporta apenas para HTML5. Pra você começar aprender pode usar a demo sem problemas. Clique no link abaixo para download da versão demo:
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Se quizer você pode obter a versão Full:
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Instalação

A instalação da versão demo é simples. Após o download, abra a pasta onde o arquivo foi baixado, geralmente é 'downloads' e descompacte. Será criada uma pasta MonkeyDemo30. Dentro dela você verá uma extrutura como esta:

  • <bananas>
  • <bin>
  • <docs>
  • <history>
  • <modules>
  • <monk.app>
  • <targets>
  • <tmp>
    monk.exe


Pra quem está começando, é importante o seguinte, monk.exe é a IDE ou seja o editor onde você vai criar, depurar, executar e exportar seus jogos. Entre <> estão as pastas, sendo que a mais importante no começo é a <bananas> que contem vários exemplos e a pasta <docs> onde está a documentação (em inglês) do Monkey. Feito isso, clique em monk.exe para iniciar a IDE. No meu caso, eu criei um link para esse executável no meu desktop para simplificar as coisas, fica a seu critério.

O Básico do básico



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Ao entrar na IDE pela primeira vez você verá a imagem acima. Está é a documentação do Monkey separada por tópicos. É muito fácil de usar, basta clicar e ser feliz Smile. Uma coisa importante é que você pode deixar a 'aba' de documentação sempre aberta enquanto programa, isso facilita muito na criação do seu game.

Primeiro Exemplo

Agora vamos fazer o famoso "Hello World" em Money. Para isso clique File->New para criar uma nova aba no editor e digite o código abaixo:
Código:
Import mojo
Function Main ()
 New HelloWorld       
End

Class HelloWorld Extends App
 
  Method OnCreate ()
  'inicializacoes aqui
  End

  Method OnUpdate ()
    'Atualizar as variaveis x, y etc
  End

 Method OnRender ()
  'desenhamos tudo aqui
  Cls 32, 64, 128        'limpa o fundo
  SetColor(255, 255, 255) 'Cor atual
  SetBlend(1)      'Mesclar com o fundo
  DrawText("Hello World", DeviceWidth / 2, DeviceHeight / 2, 0.5, 0.5) 'Desenha o texto
 End
End



Ao executar este código, a IDE vai abrir automaticamente o seu browser padrao, no meu caso aqui o Chrome, e você vai obter uma tela como esta:

Tudo que precisa para começar HelloWorld

Bem simples heim? Mas isso significa que funcionou! Se não deu certo pra você, pode ser que o seu browser não tenha suporte a HTML5. Atualmente quase todos que conheço em suas atuais versões tem esse suporte.

Funcionamento

Agora vou explicar linha a linha como funciona o nosso pequeno programa. Vamos la:
  • Import mojo
    Esta linha importa o módulo 'mojo' que é um modo bem level responsavel por som, video e entrada de dados. Existem diversos módulos disponiveis para o Monkey, pense neles como uma extensão à linguagem.
  • Function Main ()
    New HelloWorld
    End

    Aqui temos o início de tudo. A engine do Monkey sempre chama essa função Main() assim como C e Java. Ou seja basta que você coloque seu código de inicialização ali e pronto. Geralmente você cria um objeto que fara todo o trabalho, ou seja o jogo.
  • Class HelloWorld Extends App
    O módulo mojo, é baseado em Eventos. Ou seja, precisamos interceptar certos eventos para podermos fazer com que nosso jogo "rode" corretamente. Para que isso seja possivel precisamos nos conectar a essa engine e para fazer isso criamos uma Classe que seja descendente ou que 'Estenda' a classe App do mojo. Essa linha acima faz exatamente isso.
  • Method OnCreate ()
    //inicializações
    SetUpdateRate 60

    End
    Esse Método OnCreate() é chamado automaticamete no inicio da aplicação para que possamos inicializar algo. Na verdade esse método é herdado de App e sobrescrevido pela nossa classe, nesse caso HelloWorld. Como ele é um método de inicialização, aproveitamos para configurar a velocidade de atualização do jogo em 60 herts.
  • Method OnUpdate()
    //Atualizações
    End

    Esse método é chamado a cada "ciclo" do jogo para que você possa atualizar suas variáveis como X, Y, speed etc Se você ja usou o Game Maker é 'parecido' com Evento STEP. Lembra do "SetUpdateRate 60" la no método OnCreate() ? Então, a engine vai chamar o OnUpdate() 60 vezes a cada segundo garantindo que o seu jogo rode em uma velocidade constante em qualquer dispositivo.
  • Method OnRender()
    'desenhamos tudo aqui
    Cls 32, 64, 128 'limpa o fundo
    SetColor(255, 255, 255) 'Cor atual
    SetBlend(1) 'Mesclar com o fundo
    DrawText("Hello World", DeviceWidth / 2, DeviceHeight / 2, 0.5, 0.5) 'Desenha o texto
    End
    O método OnReder() é chamado a cada ciclo para que você possa atualizar a 'tela'. Eu já coloquei cada linha comentada para que você saiba o que está acontecendo, nada de muito complicado realmente, apenas comandos simples de desenho de formas, seleção de cor e texto. Em outros tutoriais veremos esses comandos com mais detalhes.

Conclusão

Aqui chegamos ao final desse nosso primeiro artigo. Espero que você tenha gostado e que já possa dar os seus primeiros passos na programação com o Monkey. Como você deve ter observado, a linguagem Monkey é orientada a objetos. Para que você possa criar jogos reais e facilmente seria muito importante que você tenha algum conhecimento sobre esse assunto. Para quem programa em Java, C# ou C++ vai ser moleza, pois a Monkey é bem mais simples que essas linguagens, para quem não tem nem idéia do que estou falando, procure um bom livro ou tutorial sobre Java ou C# ou orientação a objetos. Pretendo criar aqui no fórum exemplos de jogos bem simples, mas completos de forma que mesmo que você não tenha esse conhecimento, não vai ser muito dificil de você entender o funcionamento, entretanto para jogos mais complexos isso será impressindível. Até a próxima!
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